História da Feira de Arte e Artesanato de Belo Horizonte

FEIRA DE ARTESANATO EM BELO HORIZONTE ATRAI MILHARES DE PESSOAS

O ano era 1969, o movimento hippie borbulhava no planeta. Nascia um espaço de artesanato em Belo Horizonte para que os artesãos (então chamados de hippies) expusessem seus produtos. Diante do romantismo do final da decada de 60, na Praça da Liberdade, surgia a feira que se tornaria uma das maiores feiras de artes da America Latina.


Feira Hippie na Praça da Liberdade

Com o passar dos anos, a feira foi ganhando maior dimensão e a era Hippie ficou na história. Em 1991, quando a praça já não comportava mais tantas barracas e o grande movimento de pessoas, foi necessário buscar outro local para a instalação da feira. A prefeitura então preocupada com a preservação da Praça Histórica da Capital Mineira sentiu a necessidade de migrar daquele espaço, propiciando um conforto maior e permitindo aos visitantes um espaço melhor de lazer. Consolidou-se assim um ponto turistico da capital, além de propriciar o sustento para centenas de familias. A "Feira Hippie" como é chamada carinhosamente até hoje pelos seus frequentadores passa a ser reconhecida pela Prefeitura como "Feira de Arte e Artesanato e Produtores Variedades de Belo Horizonte."

Feira de Arte e Artesanato e Produtores de Variedades na Avenida Afonso Pena

Em meio ao crescimento, a feira recebe novos participantes, ampliando suas atividades e crescendo em diversidade, se tornando nos dias atuais um dos maiores pontos de produtos artesanais do país. Milhões de visitantes de todos os cantos do Brasil e até do exterior buscam na Feira uma forma de lembrar e presentear seus amigos e parentes. Hoje conta com mais de 2.500 expositores, divididos em alimentos, artesanato, roupas, sapatos etc. Tudo feito de forma artesanal, gerando renda e trabalho para milhares de familias.


Dessa forma, a feira é um importante evento semanal da cidade, pois reúne artefatos de artesanato em geral, mostra a gastronomia de diversos locais do Brasil e, principalmente, reforça a cultura da cidade, valorizando-a.

Sem sombra de dúvida se tornou um PATRIMÔNIO HISTÓRICO E TURISTICO DA CAPITAL MINEIRA , reforçando a lembrança do carinho e da mineiridade de nossa gente.

Na sua próxima visita à capital mineira, não deixe de dar uma passadinha na feira! Ela funciona todos os domingos, das 04:00h às 14:00h.