Projeto inédito da Asseap visa interligar
pontos turísticos do centro com a feira.
Asseap vai encaminhar o projeto visando fechar a
Av. Afonso Pena para o trafico de veículos aos domingos,
dando inicio ao seu projeto de melhorias para a feira.
Asseap propõe repensar a cidade e chama a Prefeitura para discutir projeto.
Uma cidade humanizada não cria ruas e avenidas somente para os carros, uma cidade moderna busca conservar suas tradições e cultura e se estende pensando prioritariamente e sobre tudo nos pedestres. Veja mais abaixo os exemplos de cidades que fecham suas ruas aos domingos.
O maior evento da cidade merece essa atenção.
Belo Horizonte já experimenta essa alternativa em algumas ruas de bairros privilegiados. O que queremos é aproveitar o grande fluxo de pessoas que vão fazer as suas compras na feira aos domingos, para oferecer uma parte importante da Av. Afonso Pena como rua de lazer e principalmente livre de carros. Ou seja, mais tranqüilidade para os pedestres. O estacionamento para a feira poderia também ser ampliado e com certeza atrairíamos mais pessoas e turistas para o evento.
Roteiro turístico ambicioso da Asseap para o centro de Belo Horizonte.
O principal objetivo do projeto é interligar a Feira, o Parque Municipal, o Palácio das Artes, teatros e cinemas (Brasil e outros) , a Praça Sete, a Praça Tiradentes e a Praça da Liberdade e seu conjunto de Centros Culturais, proporcionando assim um grande complexo turístico interligado aos domingos, inclusive contando com um serviço de táxi-bicicleta ou ciclo-táxi como queiram, para circular com os turista.
Justificativa e visão do futuro O Dia Mundial sem Carro deveria servir como teste para a elaboração no futuro, junto à prefeitura de uma linha de ciclo-táxi e que essa linha possa ser periódica um dia. “Algumas vias que são fechadas nesse dia podem ser definitivamente ruas de pedestres e ciclistas daqui alguns anos ou pelo menos nos fins de semana”.
Queremos sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte como os transportes públicos e bicicletas.
Também na Europa algumas ruas de cidades importantes são fechadas ao trânsito de forma a pedir aos cidadãos que nas suas deslocações optem por meios alternativos.
Na América do Sul, mais especificamente na cidade de Bogotá, temos um bom exemplo. A cidade está organizada oficialmente em 20 regiões e em Zonas, sobre as quais o turista muito irá ouvir, regiões específicas que abrangem alguns quarteirões e ruas, conhecidas por letras. A zona G, por exemplo, é a Gourmet, onde estão os melhores e mais chiques restaurantes da cidade. A T é a forma de um calçadão que abriga bares, restaurantes, lojas caras e baladas, onde carro não entra. A zona U chama-se assim porque é a primeira letra do nome do bairro Usaquém, ao norte da cidade, onde também há bons restaurantes e o tradicional Mercado de las Pulgas. Outras regiões famosas, principalmente para sair noite, são as Rosa e a do Parque de la 93.
Aos domingos e feriados, algumas ruas da cidade são fechadas para dar espaço à Ciclovia, aberta das 7h às 14h. A cicloruta de Bogotá tem cerca de 120 quilômetros de extensão, é considerada a maior ciclovia da América Latina e passa por diversas regiões da cidade. www.idrd.gov.co/www/section-875.jsp
Exemplos de cidades brasileiras.
CIDADE
Oslaim Brito/Trânsito Ativo
Ruas abertas para o lazer
Com a redução do fluxo de carros no fim de semana, diversas cidades fecham ruas e avenidas para que os moradores possam fazer exercícios ou aproveitar momentos de lazer
Conheça, aqui, algumas dessas ruas, nas grandes capitais brasileiras:SÃO PAULO
Os ciclistas da cidade têm uma faixa exclusiva com
BELO HORIZONTE
Desde setembro, a prefeitura viabiliza o projeto Domingo a Rua é Nossa. A cada mês, um bairro da cidade tem uma de suas principais ruas fechada para os moradores. Na inauguração, são realizadas diversas atividades esportivas e culturais. Depois, a rua continua seguindo fechada todos os domingos, das 7h às 14h. O projeto, que teve início na avenida Bandeirantes, já agregou um trecho grande da avenida Otacílio Negrão de Lima, na Lagoa da Pampulha, e da Bento Simão, no bairro São Bento. Em dezembro, a avenida Vilarinho (Vila Nova) também passa a ficar fechada. Em janeiro, é a vez da José Cândido da Silveira (Cidade Nova). A expectativa da prefeitura é chegar até o final de 2012 com
CURITIBA
Na capital do Paraná, mensalmente as ruas se transformam em pistas de atletismo para os adeptos da corrida noturna. Como de dia o fluxo é mais intenso, a prefeitura resolveu adotar o cair da noite para fechar alguns trechos das vias e colocar os moradores para correr - literalmente. Em 2010, serão 14 corridas durante o ano. Como janeiro é mês de férias, o calendário do ano só começa em 7 de fevereiro com a 4ª Corrida de Revezamento entre parques. Vias importantes, como a rua Itupava e a avenida Munhoz da Rocha, abrem caminho para os corredores.
BRASÍLIA
Na capital federal, o Eixão (como é conhecido o Eixo Rodoviário de Brasília) é ponto de referência para os moradores que querem caminhar, pedalar e passear. Todos os domingos e feriados, a via fica fechada das 8h às 18h, entre as quadras 100 e 200, nas Asas Sul e Norte. No último domingo de cada mês, um grupo de voluntários mede pressão, faz massagens gratuitas e dá aulas de alongamento aos frequentadores.
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