sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais uma atentado do Prefeito

Os expositores das feiras livres (feira de verduras, legumes etc.) que acontecem em vários pontos da cidade estão indignados com as atitudes do Prefeito Marcio Lacerda. Pois, a Prefeitura marcou um edital de licitação, pelo maior preço, para que os espaços usados pelos atuais trabalhadores desse setor sejam redefinidos. Assim a Prefeitura espera arrecadar ainda mais com as feiras, alem das taxas que decorrem da atividade. Os expositores, na sua maioria, trabalham nesse ramo a mais de 40 anos, passando de pai para filho o ofício. A partir de uma reunião na semana passada, na sede da Asseap- Associação dos Expositores da Feira Hippie, foram tomadas as seguintes providências pelo conjunto dos expositores das feiras livres: denuncia no Ministério Publico em relação as irregularidades na licitação, apresentação de uma ação na justiça com pedido de liminar e entrada na Assembléia Legislativa com um projeto de tombamento das Feiras Livres, Modelo e do Direto da Roça. Todos esses procedimentos já foram encaminhados e esperamos em breve barrar mais esse atentado do Prefeito Marcio Lacerda.                  

segunda-feira, 26 de setembro de 2011


Esta cidade tem caráter, a marcha foi um sucesso!

O Movimento Fora Lacerda, levou às ruas da NOSSA Belo Horizonte a Primeira Marcha Fora Lacerda. Muito ainda falaremos sobre ela, mas não agora, pois, é grande o cansaço e forte a emoção. Mas, para todos os que participaram e, todos aqueles que não puderam participar sintam a grandeza e a festa que foi o evento, nada melhor do que um vídeo, então! FORA LACERDA!
Veja o vídeo 
http://falasocial.com/fora_lacerda/marcha_1/marcha_1b.htm

Boletim Asseap

EMOCIONANTE!
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL!
Chegou a nossa vez, a feira será mesmo patrimônio histórico e cultural da cidade. Por unanimidade os membros do Conselho votaram a favor da abertura do processo de tombamento da nossa feira. Assim, a Asseap reafirma que não poderá haver nenhuma licitação na feira. A Prefeitura não pode mais, através de um decreto ou qualquer outro mecanismo impor suas vontades covardes contra os atuais expositores.  

Foi emocionante para quem compareceu ao casarão que abriga o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Quando foi lido o relatório favorável à abertura do processo de tombamento da nossa feira. Deu um nó na garganta e muitos começaram a aplaudir e ouviram-se gritos de glória a Deus quando foi decidido. Na saída depois de ser votado e aprovado por unanimidade pelos conselheiros presentes, as lágrimas também rolaram… Seguindo nossa estratégia, avançamos e acreditamos ter dado o mais importante passo contra a licitação da Prefeitura. Sabíamos que eles estavam preparando com a senhora Tânia Machado do Mãos de Minas um novo edital de licitação. Porém, agora acabou, pois, também a justiça, nessa sexta feira dia 23, confirmou o que dizíamos: a Prefeitura não poderá fazer um novo edital e terá que cancelar suas intenções de acabar com a nossa feira.  
Não é o fim da luta, é o começo de uma nova etapa mais equilibrada a nosso favor, pois as coisas não poderão mais ser feitas através de uma “canetada” dentro da Prefeitura. Hoje temos o companheiro Alan no Conselho de Cultura e amanhã poderemos estar em novos espaços de poder. Chegamos à metade do caminho, sem dúvida, agora, confirmamos que sem o nosso aval nada será feito. Hoje eles sabem do que somos capazes politicamente. Portanto, uma coisa é certa, estamos caminhando rumo à vitória final. Na verdade, quando impedimos a licitação com as mobilizações, as agressões sofridas na porta da Prefeitura, as intimidações de toda sorte, as passeatas, as articulações políticas, a greve de fome, o enfrentamento ao prefeito, os gastos com a imprensa e advogados, as reuniões intermináveis com os setores políticos, judiciais e de segurança da cidade, as ações na justiça e a toda dedicação e entrega pessoal, sabíamos que tudo isso valeria a pena, pois estávamos do lado certo, o lado dos expositores. Parabéns!  
                           Os novos passos...
Organização, Organização, Organização e depois um pouco mais de Organização e Compromisso. Sem duvida atribuímos todas as vitórias já alcançadas ao empenho da direção da Asseap e aos expositores que se tornaram grandes militantes. Agora precisamos fazer da Asseap a mais forte associação da cidade. Precisamos aprimorar a nossa organização! Se todos contribuírem financeiramente com um pouquinho ficaremos mais fortes e seguros.     
Parabéns a todos os que lutaram, oraram, articularam e contribuíram: a vitória é nossa!
         

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A vitória mais importante da nossa História

Foi emocionante para quem compareceu no casarão que abriga o Conselho de Patrimônio Histérico e Cultural da cidade, participar desse dia histórico não tem preço, afirmaram alguns. Quando foi lido o relatório que pedia a abertura do processo de tombamento da nossa feira, a alegria tomou conta de todos, deu um nó na garganta e, muitos começaram a aplaudir e ouviram-se gritos de gloria a Deus. Na saída da sala de reuniões, depois de ser votado e aprovado por unanimidade, não deu outra, as lagrimas rolaram...

Não é o fim da luta é, o começo de uma nova etapa mais equilibrada a nosso favor, pois as coisas não serão mais definidas através de uma “canetada” dentro da Prefeitura. Hoje temos assento no Conselho de Cultura e amanhã poderemos estar em novos espaços de poder, enfim continuaremos na luta, porem em um outro patamar que nos possibilita lutar com mais apoio.       

Chegamos à metade do caminho a sem duvida, agora, confirmamos que sem o aval do conselho do patrimônio histórico, a prefeitura não poderá fazer mais nada. São lógicos os argumentos de que, sem o nosso aval eles podem fazer menos ainda. Eles mediram a nossa força e sabem o que podemos fazer. O que  temos a favor é principalmente o fato de caminhar no rumo certo ao lado da verdade.        

Ademais, quando impedimos a licitação com as mobilizações, agressões sofridas na porta da Prefeitura, intimidações de toda sorte, passeatas, articulações políticas, greve de fome, enfrentamento ao Prefeito, gastos com a imprensa, advogados, reuniões intermináveis com os setores políticos, judiciais e de segurança da cidade, ações na justiça e toda dedicação e entrega pessoal, sabíamos que valeria a pena, pois estávamos do lado certo, o lado dos trabalhadores que produzem o maior evento da cidade.
Parabéns a todos: os que lutaram, oraram, articularam, contribuíram. A vitória é nossa!  

Veja o vídeo de divulgação da feira  -  http://feirahippie.com/video_arq/feirahippie/feirahippie.htm

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Boletim Asseap

Dia 21 quarta feira,
Asseap convoca expositores.
 Feira poderá ser tombada.
Nessa quarta feira dia 21, o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade poderá votar a favor da abertura do processo de tombamento da nossa feira. A iniciativa é uma das muitas ações iniciadas pela luta dos expositores organizados na Asseap. Pela defesa do nosso tradicional espaço, dizemos não a licitação e venceremos! Vamos acreditar! Em breve a feira será totalmente nossa. Dia 21 estaremos todos lá!   

A estratégia da Asseap é ao lado do expositor defender a feira com o tombamento. Como patrimônio tombado a nossa feira não seria mais administrada só pela prefeitura, qualquer Prefeito que for eleito não terá poderes para acabar com a feira e terá o dever de preserva - lá.  
                            Nesse sentido montamos a seguinte estratégia:
- o tombamento via iniciativa popular, com 85 mil assinaturas colidas pelos expositores;
- o tombamento via Assembléia Legislativa;
- o tombamento via câmara municipal/ Conselho Histórico e Cultural;
- o tombamento via IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional;
             Contamos com a presença de todos os
        expositores nessa quarta feira dia 21 ás 14:00.
 Local: conselho de patrimônio histórico e cultural, Rua Professor Estevão Pinto, n.º 601 – Serra,
                          Referencia: atrás do Hospital Layfe Center cinco quarteirões
Alan foi estrategicamente eleito para compor o
importante Conselho de Cultura de Belo Horizonte
Neste último domingo, o companheiro Alan, coordenador da ASSEAP foi eleito para compor o importante Conselho Municipal de Cultura. Em seu discurso, Alan lembrou que sua eleição é uma vitória da luta dos expositores e de toda a Feira. “É importe termos um representante no órgão que vai deliberar sobre os rumos da política cultural da cidade e que, obviamente, agora incluirá a feira neste contexto”. Com os demais membros eleitos, representantes de vários outros setores culturais da cidade, Alan pretende formar um grupo de apoio a nossa feira dentro do importante órgão.
Prefeitura com medo tenta tirar membros da Asseap da comissão paritaria.
Desesperada para tirar os membros da Assap da comissão paritaria a regional centro sul armou uma estratégia, mas o tiro saiu pela culatra. Um decreto foi publicado na ultima hora dizendo que não poderia haver reeleição dos atuais membros da Asseap. Eles armaram para não temos prazo de divulgar aos expositores. Porem no dia da eleição indicamos 7 candidatos e elegemos 4 como titulares e 3 suplentes. Lembramos que corre na justiça 2 processos contra o que chamamos de golpe contra a democracia.  
Marcha FORA LACERDA dia 24 sábado ás 12:00 na Praça da Liberdade, venha traga outras pessoas, Viva a luta da feira!
   Informações: Alan 9262-4908    
www.foralacerda.com         www.feirahippie.com                                                                        www.euamoafeira.blogspot.com