terça-feira, 4 de setembro de 2012

Patrus: melhorias para feirantes


Publicado no Jornal OTEMPO em 03/09/2012
GUSTAVO PRADO
Petista quer incluir a feira na relação dos patrimônios culturais da cidade

Regionais. Patrus Ananias quer criar feiras de artesanato regionais no Barreiro e em Venda Nova

A tradicional Feira Hippie da avenida Afonso Pena, na região Central da cidade, se tornou ponto estratégico para a campanha do ex-ministro Patrus Ananias (PT), candidato a prefeito da capital. Ontem, ao lado de seu candidato a vice, Aloísio Vasconcelos (PMDB), Patrus caminhou pela feira e conversou com os expositores por cerca de uma hora.

De acordo com o ex-ministro, a administração petista terá o compromisso de discutir melhorias para os feirantes. "Nós teremos uma relação permanente de diálogo com os feirantes, com todas as pessoas que trabalham e produzem em Belo Horizonte", afirmou. Segundo Patrus, o espaço precisa ser valorizado. "A feira está incorporada ao patrimônio de Belo Horizonte em todas as frentes. Na dimensão cultural, econômica e turística", destacou.

A insatisfação dos mais de 2.000 feirantes com a atual administração aumentou, principalmente, após os critérios definidos pela prefeitura para a licitação destinada à admissão de novos expositores. O caso foi parar na Justiça, que determinou a anulação do edital. De acordo com o presidente da Associação dos feirantes (Asseap), Willian dos Santos, faltou sensibilidade para a atual gestão. "O prefeito não dialoga. Tivemos que procurar a Justiça. Ele propôs uma licitação que prejudicaria trabalhadores que estão aqui há 40 anos", disse, criticando os critérios socio-econômicos adotados pela prefeitura na escolha dos novos expositores.

Patrus pretende, ainda, transformar a feira de artesanato da avenida Afonso Pena em patrimônio cultural da cidade e vincular a sua administração à futura secretaria de Cultura, que será criada, caso seja eleito. O petista ainda pretende criar feiras regionais aos sábados no Barreiro e em Venda Nova. Ele também quer integrar áreas do Parque Municipal à feira da Afonso Pena.
Resposta. Ontem, o vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho (PT), ficou responsável por rebater as críticas do senador Aécio Neves, que afirmou que o PT se apropria de bens públicos. "O PT sabe discernir entre o que é público e o privado. O partido não tem a visão de colocar o Estado a serviço de grupos empresariais. Talvez, ele conheça disso mais do que o PT e, por isso, tenha falado isso".

Carvalho também acusou Marcio Lacerda (PSB) de utilizar a máquina pública em favor da sua campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário