segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

JORNAL HOJE EM DIA

Expositor endurece protesto contra mudanças

Greve de fome de dois artesãos continua, e trabalhadores usam preto, hoje, como sinal da revolta




Alan Diniz e Willian Santos estão se alimentando apenas de água e soro
Movidos pela indignação em relação ao processo da Prefeitura de Belo Horizonte para definir os novos 2.292 ocupantes da Feira de Artes e Artesanato da Afonso Pena, dois representantes dos atuais expositores mantêm a greve de fome que começaram na última quarta-feira (9). Alan Diniz, coordenador da Asseap, uma das entidades a representar os trabalhadores, diz que este é só o começo da luta contra as mudanças. Neste domingo (13), os artesãos vão usar roupas pretas e nariz de palhaço para simbolizar a revolta com a prefeitura.

"O processo de seleção está só no começo e nossa luta também. Estamos fazendo de tudo para conseguir cancelar essa seleção e entrar em acordo com a prefeitura", disse. Além dele, o presidente da entidade, Willian Santos, também faz a greve de fome. Os dois estão acampados na sede da associação, no Centro da capital, e se alimentam apenas com água e soro.

Diniz contou que nenhuma manifestação até agora conseguiu sensibilizar o poder público em relação às insatisfações dos feirantes. "Ainda não tivemos sucesso nem diálogo. O prefeito Marcio Lacerda não quer nos receber. Isso parece descaso com um dos principais eventos da cidade", disse ele, que não soube precisar até quando irá manter a greve de fome. "Nos próximos dias, vamos avaliar a nossa situação física e definir se prosseguimos ou não".

Para este domingo, dia de funcionamento da feira, os expositores prometem mais protestos. Segundo o coordenador da Asseap, os expositores irão trabalhar vestidos com roupas pretas, fazendo alusão ao luto, e usarão nariz de palhaço. "Acreditamos que não é possível criar critérios para essa seleção onde o artesanato em si não é levado em consideração, mas apenas o fator socioeconômico. Queremos que o artesanato seja o fator primordial para a escolha de quem pode expor na feira e quem não pode", explicou.

Os feirantes são contra a nova seleção, pois afirmam que a licitação para as novas vagas adota critérios que prejudica quem já trabalha no local. Na quinta-feira passada, os expositores sofreram derrota na Justiça, que negou pedido para o cancelamento do edital da licitação. No dia 2 desse mês, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), já havia negado uma liminar para o mesmo fim.

O prazo para os interessados efetuarem a inscrição no processo seletivo termina nesta segunda-feira (14). Segundo balanço divulgado pela prefeitura, até sexta-feira (11), 5.688 pessoas já haviam feito inscrição. Deste montante, 869 são expositores, representando 39% do total de feirantes atuais. A inscrição pode ser feita pela internet com o preenchimento da ficha cadastral e de questionário socioeconômico no site http://selecaofeirapbh.heroku.com, onde o edital pode ser obtido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário