terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SITE G1 MINAS GERAIS

http://g1.globo.com/minas-gerais


14/02/2011 19h59 - Atualizado em 14/02/2011 20h01

Inscrição para licitação da ‘Feira Hippie’ em BH apresenta falhas

Para participar do processo, candidatos tinham que preencher formulário.
Informações ficaram sem proteção e podiam ser acessadas.


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO

 
Feirantes e novos candidatos que participam da licitação para as vagas na Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena denunciaram, nesta segunda-feira (14), uma falha no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Dados como identidade, CPF e faixa salarial de concorrentes podiam ser acessados por qualquer pessoa, independentemente de senha. A fragilidade permitia, até o início desta tarde, que dados de quem se inscreveu a uma das 2,3 mil vagas para instalação das barracas na feira fossem alterados e, até mesmo, que a inscrição fosse cancelada.

Segundo Luis Felipe Silva Freire, presidente da Comissão de Informática, Direito Eletrônico e Crimes Eletrônicos da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), as informações de uma licitação devem ser públicas porque é uma forma de dar transparência ao processo. Mas para os dados ficarem disponíveis, é preciso que sejam tomadas medidas de segurança. E recomenda que todos os concorrentes façam a conferência de suas informações.

O especialista alerta para o perigo da falta de segurança como a verificada nesta segunda-feira (14) no site da licitação. Para ele, com acesso aos dados dos candidatos, seria possível, por exemplo, falsificar documentos.

Mesmo com o problema, de acordo com a assessoria de imprensa da PBH, o prazo para as inscrições não será prorrogado, ou seja, termina à meia-noite desta segunda-feira (14).
Depois da denúncia, as páginas das inscrições para a licitação da Feira Hippie foram protegidas por senha e não podem mais ser acessadas por qualquer pessoa. A PBH vai apurar a falha, mas garante que os dados de todos os participantes estão seguros.

Reunião

Em reunião na tarde desta segunda-feira (14) ficou decidido que uma comissão de vereadores e deputados vai acompanhar todas as etapas do processo de licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário