segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SITE BRAZILIAN PRESS

http://www.brazilianpress.com/



Colunas . Léa Campos






UM APEDEUTA NA PREFEITURA DE B.H.


Belo Horizonte tem o prefeito mais apedeuta dos últimos 40 anos. Desconhece que artesania não é um trabalho para suprir a falta de alfabetização no país.

A Feira de Artesanato de Belo Horizonte foi criada em 1969 na Praça da Liberdade, onde os artistas expunham seus trabalhos misturando-se com os hippies, nome dado à feira naquele então: “Feira Hippie”. Faz –se necessário enfatizar que pintores famosos como Yara Tupinambá, entre outros, colocavam ali suas criações.

Os artesãos mineiros, de diversas regiões, aportam seus trabalhos em barro, pedra sabão, telas em arrayolo, criações pedagógicas, arte em couro, latão, flores, crochê, tricô, bonecas de tecido e de biscuit,  bijuterias e muitas coisas mais que atraem os turistas de todas as partes do Brasil e de outros países também. Como ex-expositora, cheguei a exportar algumas criações minhas para a Alemanha, e devo dizer ao prefeito que  não sou analfabeta, pelo contrário, sou jornalista.

A maior grosseiria e desrespeito aos artesãos mineiros e de todo o universo foi feita pelo prefeito de Belo Horizonte ao dizer que o artesanato é a única profissão que o analfabeto tem condições de exercer. Sr. prefeito, saiba que artesanato não é profissão, é arte é criação e disso o senhor não entende.

A falta de cultura desse político ultrapassa todos os limites: ele não conhece nada adiante do nariz dele, os maiores artesãos do mundo falam, leem e escrevem em mais de um idioma, não creio que ele vá além do português.

É um desrespeito aos artesãos e uma discriminação aos analfabetos. Ele nunca deve ter visitado uma feira de artesanato nacional, talvez nem conheça a da Afonso Pena, porque caso contrário não falaria essa estupidez.

Já foi a época de catalogar as pessoas pelo número de diplomas, principalmente depois que tivemos um presidente que não tem nem o diploma do primário, porque o prefeito ao invés de criminalizar os analfabetos não cria condições para que estudem? Afinal em sua campanha ele prometeu criar mais escolas municipais.

Inde estãi, Márcio Lacerda, deveria se lustrar antes de enfatizar que artesanato é profissão de analfabeto.
Senhores artesãos estão nos criminando e greve de fome não sensibiliza ninguém, a associação que representa os expositores da feira deveria mover uma ação por danos morais e prejuízos contra a prefeitura e seu mandatário.

Não podemos permitir que joguem no lixo mais de 40 anos de trabalho honrado, que atrai tanto turismo à cidade do mais belo horizonte.
Sr. Márcio Lacerda, para ser artesão tem que ser criativo, sensível e respeitar todos os que criam um visual bonito, coisa que o senhor desconhece, o senhor foi eleito para governar a cidade e não para criar problemas para os artesãos. Leve em conta que muitos votaram no senhor e suas aspirações não morrem na prefeitura de Belo Horizonte, mas com os nossos votos o senhor não se elegerá nem para limpar a Afonso Pena ao final da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário