quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tumulto marca manifestação
Confusão começou quando feirantes tentaram forçar entrada na prefeitura
 
GABRIELA SALES                                                              Publicado no Jornal OTEMPO em 17/02/2011
 
 
 
A manifestação de ontem dos expositores da Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena, em frente à sede da Prefeitura de Belo Horizonte, foi marcada por muito tumulto e acabou com cinco pessoas feridas. Os cerca de 300 feirantes que participavam do protesto queriam ser recebidos pelo prefeito Marcio Lacerda para tentar suspender o edital que vai redistribuir as barracas da Feira Hippie. Lacerda não recebeu os expositores. Agentes da Guarda Municipal intervieram com spray de pimenta e, durante a abordagem, houve luta corporal.
Spray. Agentes da Guarda usaram spray de pimenta em manifestantes; corporação alega que medida visava proteger população e patrimônio

A confusão começou quando os manifestantes tentaram forçar a entrada na sede do Executivo. A situação ficou pior no momento em que os feirantes abordaram um funcionário da prefeitura que, segundo eles, estaria "tumultuando as ações".

O diretor da Associação dos Expositores da Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena (Asseap), Gilberto Assis, alega que o motorista Marco Antônio Botelho dos Santos teria ido a outras manifestações armado para intimidar os feirantes. "Ele está aqui para causar tumulto. Nossa manifestação é pacífica, não fazemos baderna. Buscamos nossos direitos", disse.

Já o chefe do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Mauro Lúcio Alves, que comandava a operação, afirmou que o motorista estava apenas tentando entrar no prédio. "Segundo o homem, ele estava tentando entrar quando foi abordado pelos feirantes. Tudo será investigado", afirmou.

Ferida. Expositora há 40 anos, a feirante Lídia Marques, 62, participou de toda confusão e disse que estava revoltada com a insistência da prefeitura em manter o edital. "Sou do tempo em que a exposição das mercadorias era feita no chão. Não vamos baixar a cabeça. Vamos lutar até o fim para a feira não acabar", disse. Por causa do tumulto, ela passou mal, teve uma convulsão e sofreu escoriações pelo corpo. Lídia foi socorrida e passa bem.

O presidente da Asseap, Alan Vinícius, disse que a intenção dos feirantes não era causar tumulto, mas sensibilizar as autoridades. "Estamos tentando sensibilizar o prefeito e rever as formas de pontuação e avaliação do edital. Pedimos que prevaleça o bom senso e o diálogo", alegou o presidente da Asseap, Alan Vinícius.

A assessoria prefeitura não falou sobre o assunto. Em relação ao uso do spray de pimenta, a assessoria da Guarda Municipal disse que o artifício foi necessário para conter os manifestantes mais exaltados e para manter a ordem e a integridade do público e do patrimônio.

Deputados vão vistoriar processo
Foi formada ontem uma comissão composta por cinco deputados estaduais que vão acompanhar o processo de seleção dos novos expositores da Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena.
A decisão da Mesa Diretora foi anunciada em uma reunião ordinária do plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na avaliação do presidente da associação dos feirantes, Alan Vinícius, a comissão poderá ajudar na abertura de diálogo com membros do Executivo municipal. (GS)
Entenda
Os expositores pedem, desde janeiro, o cancelamento do edital que prevê a redistribuição de 2.292 barracas

As inscrições para o edital terminaram na última segunda, e 10.782
candidatos se cadastraram

Depois da inscrição, começa agora a segunda fase. Nela, serão avaliadas as respostas ao questionário da primeira etapa e a situação socioeconômica dos postulantes

Por causa de supostos erros no cadastro, 651 candidatos tiveram suas inscrições canceladas

Nenhum comentário:

Postar um comentário